terça-feira, 25 de junho de 2013

Célula animal e célula vegetal


Célula animal

A observação de uma célula animal no microscópio permite a visualização de uma fina membrana envolvendo todos os componentes de uma célula e separando o meio interno do externo; trata-se da membrana plasmática, cuja permeabilidade permite a troca de materiais entre a célula e o meio que a cerca.


Preenchendo a célula, há um material de consistência viscosa denominado citoplasma ou hialoplasma, onde ocorrem as funções vitais da célula: digestão, respiração, transportes, etc. É no citoplasma que se encontram as organelas e um vasto sistema de membranas.


As principais organelas são: ribossomos, retículo endoplasmático, complexo golgiense, mitocôndrias,lisossomos e centríolos.

Geralmente na parte central da célula, protegido pela membrana nuclear ou carioteca encontra-se o núcleo celular, preenchido por uma substância denominada cariolinfa, semelhante ao citoplasma.

Mergulhado na cariolinfa, encontra-se a cromatina ( material genético) e os nucléolos, que relacionam-se com a produção de ribossomos.


Célula vegetal

Com exceção dos centríolos, a célula vegetal possui todos os componentes da célula animal, e ainda apresenta um envoltório externo denominado parede celular ou membrana celulósica.

O citoplasma das células vegetal apresentam grandes vacúolos: cavidades limitadas por membranas contendo em seu interior o suco vacuolar com reservas de água e outras sustâncias.

Nas células vegetais encontram-se organelas denominadas plastos, cuja função é armazenar substâncias como o amido, ou pigmentos como os cloroplastos, que armazenam o pigmento verde denominado clorofila ,responsável pela fotossíntese.


Célula, definição e teoria celular


Célula 


Todos os seres vivos são formados por células. A célula  é a unidade morfofisiológica de todo ser vivo,ou seja,a menor porção de matéria viva que, agrupada, constitui os tecidos e é responsável pelo desempenho de várias atividades necessárias à manutenção da vida do organismo.


Teoria celular

Em 1838, após inúmeras pesquisas, o botânico alemão Matthias Schleiden observou a presença de células em vegetais.

Em 1839, o zoólogo alemão Theodor Schwann  concluiu que os animais eram formados por células, estabelecendo assim a teoria celular de  Schleiden e Schwann, segundo a qual todos os seres vivos são formados por células.   

Em 1858, o médico alemão Rudof Virchow concluiu que "toda célula tem sua origem em outra preexistente".

No decorrer do século XIX,  novas descobertas foram ocorrendo como, como estruturas com funções determinadas, denominadas de organelas, encontradas no interior da célula.Com capacidade de realizar diferentes funções e reproduzir-se.
     
Os conhecimentos adquiridos sobre a celular permitiu a formulação da nova teoria celular:
  • Todos os seres vivos são formados por células.
  • As reações que ocorrem em um organismo e que são responsáveis por sua vida dependem do funcionamento das células. Logo, a célula é a unidade fisiológica de todos os seres vivos.
  • Toda célula tem origem a partir de outra preexistente, que durante a divisão fornece as filhas o seu material genético.