sexta-feira, 28 de março de 2014

Principais características dos seres vivos

Através das características presentes, unicamente  nos seres vivos. é possível diferenciá-los dos não vivos.
As principais características dos seres vivos são:composição química,organização celular,crescimento, reprodução,metabolismo,homeostase,reações a estímulos do ambiente e  evolução.

Composição química

Todos os seres vivos são formados por substâncias químicas semelhantes,que podem ser orgânicas ou inorgânicas,com proporções variáveis.

As substâncias orgânicas são formadas por moléculas grandes e complexas, cujo elemento principal é o carbono (C). As principais são: proteínas,lipídios,carboidratos,vitaminas e ácidos nucleicos ( DNA e RNA).

As substâncias inorgânicas são formadas por moléculas, em geral pequenas e com poucos átomos.São representadas principalmente pela água e os sais minerais.

Nos seres não vivos os elementos mais abundantes são oxigênio (O), silício(Si) e alumínio(Al); nos seres vivos, os mais frequentes são carbono (C), hidrogênio (H), oxigênio (O), nitrogênio (N) e, em menor quantidade, fósforo (P) e enxofre (S).

Organização celular

Todos os seres vivos, com exceção dos vírus, são formados por células.
Alguns são unicelulares,formados por uma célula (ameba,bactérias); outros pluricelulares, compostos por muitas células.

As células possuem a capacidade de se modificar, diferenciando-se entre si e desempenhando diferentes funções.

Os vírus são desprovidos de estrutura celular, sendo formados basicamente por uma capsula proteica envolvendo uma ou mais moléculas de ácidos nucleicos.

Crescimento

O crescimento nos seres vivos ocorre devido a incorporação e transformação da  matéria e é consequência da nutrição e do metabolismo. O crescimento pode ocorrer por:
  • aumento de volume, nos unicelulares;
  • aumento de volume e do número de células nos multicelulares.
Os componentes não vivos também podem crescer, como acontece com os cristais, que crescem por deposição da matéria em sua superfície. Nesse caso o crescimento não é fruto do metabolismo e ocorre somente a partir da superfície.

Reprodução

O processo de reprodução é essencial a manutenção da espécie, pois é o responsável pela formação de novos indivíduos. A reprodução pode ser assexuada,quando não envolve união de gametas (células reprodutivas),ou sexuada ,quando envolve união de gametas (óvulo e espermatozoide).

Metabolismo

Metabolismo é o conjunto de reações químicas que ocorrem no corpo dos seres vivos, responsável pela transformação e utilização da matéria e da energia.

O metabolismo divide-se em duas etapas:
  • catabolismo: quebra das substâncias ingeridas com liberação de energia e sobra de  resíduos;
  • anabolismo:utilização da energia produzida para reparação,crescimento e demais atividades celulares.

Homeostase

É a capacidade do organismo em manter o equilíbrio do seu meio interno.Exemplo manutenção da temperatura do corpo humano em 36,5ºC, mesmo que a temperatura ambiente seja  15ºC.


Reações

O s vegetais inclinam-se em movimentos lentos em direção a luz; as raízes crescem em direção a fontes de água; os animais correm,nadam,saltam, procuram alimentos e parceiros para a reprodução.A luz,água e alimentos são fatores estimulantes  aos quais os seres vivos reagem.

Evolução

Conjunto de todos os processos pelos quais os seres vivos passam ao longo do tempo,os quais provocam modificações, podendo originar novas espécies.


Referências:

Boschilia,Cleuza. Manual compacto de biologia. São Paulo. Rideel, 2010.

Lopes,Sônia; Rosso,Sergio.Conecte Bio.São Paulo-Saraiva,2011.

segunda-feira, 17 de março de 2014

Predatismo

PREDATISMO

Em uma comunidade biológica, a sobrevivência ou não de uma espécie, depende da sua interação com os fatores abióticos e bióticos  que compõem o ecossistema. As relações ecológicas entre os organismos de uma comunidade exercem influência recíproca entre os organismos, que se reflete nas populações envolvidas.

As interações podem ocorrer entre indivíduos da mesma população (relações intraespecífica) ou entre indivíduos de populações de espécies diferentes (relações interespecíficas), e podem ser harmônica ou desarmônica.

A Predação é um tipo de relação desarmônica , cuja a interação ocorre tanto entre indivíduos da mesma população, como com indivíduos de população diferentes , sendo portanto ,quanto a interação, pertencente aos dois grupos :  interespecífica  e intraespecífica.

A espécie predatória ataca, mata e devora a presa. O predatismo é um importante mecanismo de seleção natural, uma vez que os predadores eas presas ágeis e eficientes são os que têm maiores possibilidades de sobrevivência e, assim de gerar descendentes com maior probabilidade de apresentar essas características adaptativas.

Predação intraespecífica ou canibalismo – ocorre quando há predação entre indivíduos da mesma espécie. Exemplos: as larvas do besouro castanho (Triboliumcastaneum),se alimentam dos ovos da própria espécie.

Predação interespecífica – ocorre entre indivíduos e populações de espécie diferente. Exemplos: coruja come ratos; carneiro arranca do solo e come a planta; pássaro come semente, matando o embrião presente na semente; plantas carnívoras capturam insetos e os digerem; leões atacam e matam outros animais.

Referências:

LOPES, Sônia; ROSSO, Sergio. Conect: bio1.São Paulo – Saraiva, 2011.