quarta-feira, 7 de maio de 2014

Vitamina E

        As vitaminas estão presentes em diferentes tipos de alimentos (animais e vegetais) e auxiliam no crescimento, na proteção contra infecções e na manutenção da saúde. O corpo precisa de quantidades pequenas desses nutrientes, mas mesmo assim são indispensáveis. Por exemplo, quantidades adequadas de vitamina A asseguram que a nossa visão funcione normalmente,e de vitamina D permitem a formação de ossos e dentes durante o crescimento. A falta e o excesso de vitaminas podem causar distúrbios nutricionais e problemas de saúde decorrentes da má nutrição.

       A  vitamina E (alfa-tocoferol) é composta por uma família de oito antioxidantes, protege as células do organismo contra a lesão causada por compostos químicos reativos conhecidos como radicais livres originados do oxigênio. Se destaca por proteger a gordura presente na membrana celular dos radicais livres (moléculas que se aglomeram e causam entupimento das artérias).

          É uma vitamina sensível a luz, por isso antigamente os óleos eram vendidos em latas para impedir o contato com a luz. Hoje a indústria adiciona substâncias que protegem a vitamina E da luz, evitando suas perdas, assim o óleo pode ser vendido em garrafas plásticas.

      Por ser  antioxidante, melhora a oxigenação celular, interferindo no crescimento e desenvolvimento corporal; favorece o metabolismo muscular e oferece proteção contra o envelhecimento precoce (combatendo os radicais livres) e a agressão da poluição atmosférica. 

         Funções: 

       Promover a fertilidade;   Prevenir o aborto;   Atuar no sistema nervoso involuntário, no sistema  muscular e músculos involuntários


Deficiência de Vitamina E

      Nos recém-nascidos prematuros, a deficiência de vitamina E pode causar problemas oculares (retinopatia) e sangramento intracerebral, duas condições que podem ser decorrentes da exposição à concentração elevada de oxigênio em incubadoras.  

      Fontes de vitamina E:

    Gérmen de trigo (ou grãos germinados), Milho, Nozes, Amendoim, Gema de ovo,Sementes,Óleo de oliva,   Amêndoas,Avelãs, Couve, espinafre, aspargo, alface e outras folhas, Abacate;  Damasco,  Carnes magras,  Laticínios, Óleos vegetais (de milho, girassol, soja e semente de algodão) e derivados (como a margarina).
            

Referências:
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAYTYAI/vitamina - acesso em 07/05/14