sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Atlas de anatomia Sistema Respiratório

Sistema Respiratório


1    Pulmões
O pulmão esquerdo é menor que o direito,pois deixa um espaço para alojar o coração.Protegidos pelas costelas,têm consistência esponjosa,são elásticos e envolvidos por uma película chada pleura.Estão localizados na caixa torácica.

2   Tiroide
Localiza-se no pescoço,estando apoiada sobre as cartilagens da laringe e da traqueia. A glândula tireoide produz os hormônios triodotironina (T3) e a tiroxina (T4). A liberação ocorre em resposta ao hormônio liberador de tireotropina (TRH) da adeno-hipófise. O iodo é acumulado ativamente pelo tecido tireóideo no sangue.Os hormônios tireóideos agem no fígado, rim,coração, sistema nervoso e no músculo esquelético, sensibilizando esses tecidos à adrenalina e estimulando a respiração celular, o consumo de oxigênio e a taxa metabólica e a geração de calor.

  Cartilagem traqueal
São cerca de quinze a vinte anéis cartilaginosos que formam a traqueia e que a tornam rígida,porém a mantém aberta.

4   Traqueia 
 Depois de passar pela garganta, o ar entra na traqueia, tubo subdividido em dois brônquios que levam o ar até o pulmão. Uma lâmina chamada epiglote fecha o orifício superior do tubo quando a
pessoa come ou bebe e se abre apenas para a passagem do ar.

 5   Bifurcação da traqueia
Ocorre na parte inferior da traqueia. Essa bifurcação da origem a dois brônquios que vão penetrar nos pulmões.

6  Pulmão direito e esquerdo  

Principais órgãos do sistema respiratório. São duas grandes massas esponjosas localizadas no tórax e protegidas pelas costelas. O ar chega aos pulmões por meio de bronquíolos (ramificações dos brônquios). Estes carregam de ar os alvéolos pulmonares (microscópicos "sacos de ar" de paredes finíssimas). Nos alvéolos, o ar inspirado irá oxigenar o sangue e receber deste o gás carbônico produzido por todas as células do organismo. Os pulmões possuem cerca de 300 milhões de alvéolos.

7   Pleura
São membranas serosas que revestem os pulmões. São formadas por uma dupla membrana,sendo o espaço existente entre elas chamado espaço pleural,preenchido pelo líquido pleural,que facilita o deslizamento das camadas.

8   Mediastino
É o espaço existente entre os dois pulmões.Neste espaço abriga-se o coração.

9   Fissura oblíqua
É a abertura comprida que divide os lobos superior e inferior do pulmão esquerdo, e os lobos inferior médio e superior do pulmão direito.

10   Faces diafragmáticas
São as bases de cada pulmão,aproximadamente côncavas,que se relacionam ao diafragma. A face diafragmática direita é mais côncava que a esquerda.

11  Artéria branquial
São as artérias que irrigam os pulmões.

12  Bronquíolos
São ramificações muito finas dos brônquios no interior de cada pulmão.

13   Sáculo alveolar
Situa-se na extremidade final de cada bronquíolo  é formado por um conjunto de inúmeras e diminutas câmaras chamadas alvéolos.

14   Rede de capilares
É uma fina malha de capilares sanguíneos que fazem as trocas gasosas ao nível dos alvéolos pulmonares.

15   Alvéolos pulmonares
São pequenas depressões côncavas encontradas nas paredes dos bronquíolos respiratórios e dos sacos alveolares. Os alvéolos pulmonares constituem o local onde se processa a hematose,ou seja,o sangue venoso se torna arterial.



Referências:
Meta manual de ensino e técnicas avançadas
São Paulo- Didática Paulista - 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário