Sendo a Biologia uma ciência ampla, que se preocupa com o estudo dos seres vivos e os mecanismos que regem a vida, a imensa variedade desses seres e informações, resultou em subdivisões em áreas especializadas.
Essas subdivisões inter-relacionam-se entre si. Os conhecimentos de uma área possibilita a compreensão de certos aspectos de outras áreas. Além disso, certas subdivisões necessitam o conhecimento de outras ciências como a Bioquímica e a Biofísica.
Vejam agora algumas das subdivisões da Biologia e seus objetos de estudo:
Anatomia - estuda a estrutura e a forma de tecidos, órgãos e sistemas.
Botânica - estuda as plantas.
Citologia - estuda a célula, tanto sob o ponto de vista estrutural (morfológico ou anatômico) quanto sob o funcional (fisiológico). A citologia envolve muitos aspectos de Biologia Molecular e de Bioquímica.
Ecologia - estuda as relações dos seres vivos entre si e com os componentes do ambiente.
Embriologia - estuda a formação e o desenvolvimento dos organismos.
Evolução - estuda os possíveis mecanismos pelos quais os seres vivos sofreram e ainda sofrem modificações, dando origem a novas espécies.
Fisiologia - estuda o funcionamento de órgãos e sistemas.
Genética - estuda a natureza química do material hereditário, os mecanismos de sua transmissão ao longo das gerações e os modos de ação desse material.
Histologia - estuda os tecidos sob os pontos de vista estrutural e fisiológico.
Micologia - estuda os fungos.
Microbiologia - estuda os microrganismos.
Paleontologia - estuda os fósseis, que são registro da presença de seres vivos em épocas remotas da Terra; eles possibilitam a reconstrução da história da vida no planeta.
Protistologia - estuda os protistas.
Taxonomia e Sistemática - estuda as prováveis relações de parentesco entre os seres vivos, classificando-os em grupos de acordo com suas semelhanças.
Zoologia - estuda os animais.
Referências:
Lopes,Sônia. Rosso,Sergio. Conect BIO 1. São Paulo:Saraiva,2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário