quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Sistema respiratório


Sistema Respiratório


A respiração é o processo pelo o qual os organismos absorvem o oxigênio e eliminam dióxido de carbono. A função da respiração é a de levar oxigênio às células que, através das reações da respiração celular, permite a produção de energia e através de tal processo , o organismo se libera do dióxido de cabono que deriva da respiração celular.
As células obtém a energia necessária à manutenção do metabolismo por meio da respiração celular, que ocorre nas mitocôndrias.Nesse processo, moléculas orgânicas de alimento reagem com moléculas de gás oxigênio(O2),produzindo moléculas de água e de gás carbônico (CO2)além de energia.

O local do corpo do animal onde ocorrem as trocas gasosas com o meio é chamado superfície respiratória.Em alguns animais a superfície respiratória é o próprio revestimento corporal; em outros ela se localiza em regiões específicas do corpo,formando órgãos (brânquias e pulmões) especializados em absorver gás oxigênio e eliminar gás carbônico.

A respiração pode ser anaeróbica (fermentação) ou aeróbica.

Anaeróbica : é realizada por algumas bactérias que vivem em solos profundos,com pouco oxigênio e produzem menor quantidade de ATP em relação à aeróbica.

Aeróbica: realizada por seres que durante o metabolismo respiratório necessitam de oxigênio.

A função do sistema respiratório é facultar ao organismo uma troca de gases com o ar atmosférico, assegurando permanente concentração de oxigênio no sangue, necessária para as reações metabólicas, e em contrapartida servindo como via de eliminação de gases residuais, que resultam dessas reações e que são representadas pelo gás carbônico. 

Tipos de respiração

Nos animais reconhece-se cinco tipos básicos de respiração:

Respiração por difusão as trocas gasosas são imediatas entre as células e o meio físico ocorre em organismos unicelulares, nos espongiários e nos cnidários.

Respiração cutânea através da pele,a respiração cutânea pode ser direta,como ocorre com os platelmintos:a difusão dos gases se dar por toda superfície do corpo e logo a seguir pelas células mais profundas do corpo. É um transporte célula a célula.

A respiração cutânea indireta é observada na minhoca. Logo abaixo da cútis,existem vasos sanguíneos superficiais que absorvem o oxigênio,conduzindo-o para os tecidos mais profundos.A o mesmo tempo liberam o dióxido de carbono para o exterior

Respiração traqueal é realizada por meio de traqueias - delgados tubos ramificados que levam o oxigênio ao interior dos tecidos. As traqueias levam o oxigênio diretamente a todas as células. Nos animais com respiração traqueal, como insetos e centopeias, o sangue é pobre em hemáceas, apresentado a cor branca-leitosa, chamado hemolinfa.

Respiração branquial as brânquias são estruturas ricamente vascularizadas especializadas em absorver o oxigênio dissolvido na água em estado gasoso e eliminar CO2 proveniente das células.

As brânquias externas são mais primitivas ;ocorre nos poliquetas, crustáceos  larvas aquáticas de alguns insetos e anfíbios.

Nos peixes, as brânquias são internas.São expansões da faringe e se abrem para o exterior por meio de fendas laterais junto a cabeça. A água entra pela boca, passa pelas brânquias e sai pelo opérculo (abertura das brânquias).

Respiração pulmonar

Na escala evolutiva, os anfíbios representam os primeiros vertebrados que conquistaram a terra. Esse grupo de animal possui o pulmão em forma de saco, nos quais entra o ar que aumenta a superfície. Os pulmões fazem coligação com o nariz e a boca mediante a faringe, a traqueia e dois brônquios, mas grande parte da respiração é do tipo cutânea. As rãs e salamandras, quando se tornam adultas, respiram através dos pulmões, os quais possuem muitos vasos sanguíneos na superfície.


A contração do diafragma, nos mamíferos, auxilia na inspiração. As aves, também possuem diafragma membranoso preso às paredes do corpo por intermédio de músculos, mas a função é diferente daquela dos mamíferos.
Sabe-se que, em contraste com os anfíbios, os répteis possuem uma pele quase impermeável. A maioria dos répteis são terrestres e respiram com os pulmões. Mas, nos Testudines aquáticos,uma parte considerável das trocas gasosas é também através de outra parte do corpo, através da pele que o recobre.

 As aves possuem um pulmão formado de uma complexa sequência de tubos paralelos chamados de parabrônquios. Esse pulmão particular está ligado a expansões em forma de sacos aéreos recobertos por uma fina membrana e espaços que seguem entre os orgãos internos e através das suas ramificações que penetram no interior dos ossos das extremidades e do crânio. Os ossos preenchidos de ar contribuem para as aves ficarem mais leves.
 A presença dos sacos aéreos nas aves é uma das diferenças existentes nos orgãos respiratórios dos mamíferos e das aves. As ramificações mais finas dos brônquios dos mamíferos são os alvéolos e do sistema branquial das aves os parabrônquios. Esses parabrônquios permitem a passagem contínua de ar através do pulmão das aves. Provavelmente, os sacos aéreos das aves funcionam como um fole para movimentar o ar para dentro e para fora. Durante a inspiração, o ar flui para dentro dos sacos, porém, não entra em todos os sacos. Na expiração aumenta a pressão nos sacos e o ar sai. 

Referências:

Manual Compacto de Biologia-Ensino Médio-1 ed. Rideel

Licenciatura em Biologia - Fisiologia Animal Comparada -FTC- 1ª Edição - 2007



Nenhum comentário:

Postar um comentário