Desenvolvimento é o processo pelo qual um ovo fertilizado se torna um organismo completo,semelhante ao organismo parental.
No caso dos humanos, a fertilização da célula-ovo pelo espermatozoide resulta em: modificações da membrana celular da célula-ovo, o que impede que outros espermatozoides penetrem na célula; o material genético do macho é introduzido na célula-ovo; e ativação da célula-ovo que começa a dividir-se.
O desenvolvimento se dá em três estádios:
Segmentação,gastrulação e organogênese.
Durante a segmentação a célula se divide com pequena ou nenhuma mudança de tamanho, a depender da quantidade de vitelo.O resultado da segmentação é a formação de uma esfera de células denominada blástula.
Na gastrulação as células movimentam-se para novas posições o que resulta no estabelecimento dos eixos do embrião e das três camadas corporais: endoderma,mesoderma e ectoderma,que darão origem a determinados tecidos e órgãos.
Durante a gastrulação forma-se uma abertura,o blastóporo. As células da superfície externa do embrião movimentam-se pelo blastóporo para dentro da blastocele formando uma nova cavidade,o intestino primitivo.
Na organogênese os tecidos primários,formados na gastrulação, passam a crescer,diferenciar-se e a apresentar morfogênese.