PREDATISMO
Em uma comunidade biológica, a sobrevivência ou não de uma espécie, depende da sua interação com os fatores abióticos e bióticos que compõem o ecossistema. As relações ecológicas entre os organismos de uma comunidade exercem influência recíproca entre os organismos, que se reflete nas populações envolvidas.
As interações podem ocorrer entre indivíduos da mesma população (relações intraespecífica) ou entre indivíduos de populações de espécies diferentes (relações interespecíficas), e podem ser harmônica ou desarmônica.
A Predação é um tipo de relação desarmônica , cuja a interação ocorre tanto entre indivíduos da mesma população, como com indivíduos de população diferentes , sendo portanto ,quanto a interação, pertencente aos dois grupos : interespecífica e intraespecífica.
A espécie predatória ataca, mata e devora a presa. O predatismo é um importante mecanismo de seleção natural, uma vez que os predadores eas presas ágeis e eficientes são os que têm maiores possibilidades de sobrevivência e, assim de gerar descendentes com maior probabilidade de apresentar essas características adaptativas.
Predação intraespecífica ou canibalismo – ocorre quando há predação entre indivíduos da mesma espécie. Exemplos: as larvas do besouro castanho (Triboliumcastaneum),se alimentam dos ovos da própria espécie.
Predação interespecífica – ocorre entre indivíduos e populações de espécie diferente. Exemplos: coruja come ratos; carneiro arranca do solo e come a planta; pássaro come semente, matando o embrião presente na semente; plantas carnívoras capturam insetos e os digerem; leões atacam e matam outros animais.
Referências:
LOPES, Sônia; ROSSO, Sergio. Conect: bio1.São Paulo – Saraiva, 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário